bandas noventistas


Belle and Sebastian


Sobre a banda:

 

Banda formada em 1996 em Glasgow, Escócia pelo líder Stuart Murdoch e o baixista Stuart David que, antes de formar a banda por completo, gravaram alguns demos. O nome do grupo é uma homenagem ao livro infantil Belle et Sébastien da escritora francesa Cécile Aubry,(que faleceu este ano).


Após criarem um bom repertório a banda se firmou pronta para gravar seu primeiro disco, o Tigermilk (1996). Após o lançamento deste, a banda entrou para a gravadora Jeepster. O Belle and Sebastian gravou seus próximos álbuns através dela até 2002, quando foi para a Rough Trade, gravadora em que a banda permanece até os dias atuais e pela qual gravou o seu último disco Write About Love, lançado em outubro desse ano.
O Belle and Sebastian é uma das bandas mais respeitadas do cenário indie europeu possui várias referências musicais em seu repertório, como o jazz e o rock seiscentista. Stuart Murdoch ajudou a lançar por exemplo, o Camera Obscura (que esteve aqui esse ano), banda liderada pela sua ex namorada Tracyanne Campbell, que aliás, é irmã de Isobel Campell, que foi integrante do Belle até 2002.


A banda, que está há 09 anos sem tocar no Brasil, irá se apresentar no dia 10 de novembro em São Paulo no Via Funchal e no Rio de Janeiro no Circo Voador.


Vídeos:
Step into my office baby


I’m a Cucko


The Blues Are Still Blue




Discografia:


Tigermilk (1996)


If Your're Felling Sinister (1996)


The Boy With The Arab Strap (1998)


Fold Your Hands Child, You Walk like a Peasant (2000)


Storytelling (2002)


Dear Catastrophe Waitress (2003)


Push Barman to Open Old Wounds - Disco 1 e 2 (2005)


The Life Pursuit (2006)


Write About Love (2010)




Camera Obscura

Sobre a banda:

Banda escocesa de Glasgow fundada em 1996 com o apoio do líder do Belle and Sebastian Stuart Murdoch, que na época era namorado de Tracyanne, vocalista, compositora e guitarrista Campbell, irmão de Isobel Campbell, também do Belle and Sebastian.



O Camera Obscura demorou para lançar seu primeiro disco, o Biggest Bluest Hi Fi , este saiu apenas em 2001. Antes disso a banda lançou singles como Park and Rid (1998) e Your Sound também de 1998.
Refêrencia indie pop, o Camera obscura usa elementos de bandas seiscentistas e letras que falam geralmente sobre amores frustrados.
A banda se apresentou pela 1ª vez no Brasil em maio desse ano no Studio SP, em São Paulo, e no Clube Nox, em Recife, durante a 4ª edição do Whisky Festival.

Vídeos:


 
Discografia:

Biggest Bluest Hi-Fi (2001)

Underachievers Please Try Harder (2004)

Let's Get Out of This Country (2006)

My Maudlin Career (2009)


Dinosaur Jr

Sobre a banda:

Trio estadunidense fundado em 1985 em Massachusetts por J Mascis (vocais e guitarra) e seu amigo Lou Barlow (vocais e baixo) e por Emmett Murph (bateria) que logo depois entrou na banda.
Primeiramente, o Dinosaur Jr não tinha o “Jr” no nome, porém existia uma banda com o nome The Dinosaurs que acabou ganhando o direito judicial do nome em 1987.
A maior característica da banda é a guitarra “barulhenta” de Mascis, que ao lado de bandas como Sonic Youth e Hüsker Dü, ajudaram a influenciar na década seguinte, movimentos como o hardcore, o grunge e o indie rock.

O Dinosaur Jr sofreu uma pausa em 1997e voltou a ativa em 2005. Esse ano a banda se apresentou pela 1ª vez no Brasil através do festival Coquetel Molotov nas cidades de Salvador, Recife e São Paulo no mês de outubro.


Vídeos:





 
Discografia:

Dinosaur (1985)
You're Living All Over Me (1987)


Bug (1988)


Green Mind (1991)


Fossils (1991)


Whatever's Cool With Me (1991)


Where You Been (1993)


Without A Sound (1994)


Quest (1994)


Hand It Over (1997)


Beyond (2007)


Farm (2009)


Incubus

Sobre a Banda:

 Banda californiana fundada em 1990. Seu nome vem de um nome de um demônio da Mitologia Grega. Inicialmente seus integrantes tocavam covers de bandas de metal. Seu primeiro disco com músicas de autoria própria foi lançado em 1995, o Fungus Amongus.




As influências musicais do Incubus são diversas, passando pelo funk, metal e hip hop.


A banda se apresentou pela 1ª vez no Brasil no mês de outubro desse ano durante o festival SWU, que aconteceu na cidade de Itu, São Paulo.




Vídeos:


Talk Shows on Mute


Warning


Megalomaniac



Discografia:
 Fungus Amongus (1995)


S.C.I.E.N.C.E (1997)


Make Yourself (1999)


Morning View (2001)


A Crow Left of the Murder (2004)


Light Grenades (2006)






of Montreal




Sobre a banda:

A banda, ao contrário do que sugere o nome, é estadunidense. A história do nome surgiu de um romance que o líder (vocalista e guitarrista) da banda Kevin Barnes teve com uma garota em Montreal, Canadá.


A banda foi fundada em 1997 pelo próprio Kevin Barnes e seus amigos na cidade de Athens, Georgia. A banda gravou seu primeiro disco nesse ano, o Cherry Peel, pelo selo Elephant6.


Durante a trajetória do of Montreal muitas influências musicais se mostraram claras tanto no repertório da banda, desde o funk até a psicodelia, quanto no visual extravagante dos integrantes e nos videoclipes que, em sua maior parte são feitos em animação.


Depois de tantas colagens e experimentos, a banda obtém hoje um som bastante original, resultado de anos de trabalho. O resultado desse amadurecimento pode ser ouvido em discos como Hissing Fauna, Are YoutheDestroyer? (2007) e Skeletal Lamping (2008).


Em outubro desse ano a banda lançou seu décimo disco o False Priest e ainda em novembro se apresenta pela primeira vez no Brasil, no dia 20 de novembro, durante o festival Planeta Terra.


Vídeos:


Wraith Pinned to the Mist and Other Things


Requiem for O.M.M.2


Disconnect the Dots




Discografia:


Cherry Peel (1997)
The Bedside Drama: A Petite Tragedy (1998)


The Gay Parade (1999)


Coquelicot Asleep in the Poppies: A Variety of Whimsical Verse (2001)


Aldhils Arboretum (2002)


Satanic Panic in the Attic (2004)


The Sunlandic Twins (2005)


Hissing Fauna, Are You the Destroyer? (2007)


Skeletal Lamping (2008)


False Priest (2010)




Pavement

Sobre a banda:

Banda californiana formada em 1989, resultado de um projeto dos guitarristas Stephen Malkmus e Scott Kannberg que lançaram Slanted and Enchanted (1992) o primeiro disco da banda ainda sem os integrantes Mark Ibold (baixo) e Steve West (bateria).

A banda alcançou inúmeros fãs mundo afora sem apelo comercial, fortalecendo a cena do indie rock e tornando-se um dos principais nomes do gênero.

Em 1999 a banda anunciou que entraria em hiato. Stephen Malkmus, porém, continuou seguindo carreira solo. Esta parece ter sido apreciada pela maioria dos fãs do Pavement.

Ano passado a banda anunciou que este ano voltaria aos palcos. A banda celebra dia 20 de novembro não só a sua volta mas 1ª vez no Brasil, no Festival Planeta Terra, em São Paulo.


Vídeos:
 
Cut Your Hair
 
Major Leagues
 
Gold Soundz

 
Discografia:
 
Slanted and Enchanted (1992)

Crooked Rain, Crooked Rain (1994)


WoweeZowee (1995)


Brighten the Corners (1997)


Terror Twilight (1999)




Pixies
Sobre a banda:

Banda estaduniense formada em 1985 em Boston por Black Francis (vocais e guitarra), Joey Santiago (guitarra), Kim Deal (vocais e baixo) e Dave Lovering (vocais e bateria).


A banda sempre teve seus altos e baixos e quando voltam aos palcos, tocam os sucessos de seus apenas quatro discos que parecem ter sido o suficiente para serem considerados um dos pais do indie rock.

Tanto Black Francis como Kim Deal tiveram carreiras paralelas ao Pixies. Francis seguiu por anos carreira solo e Deal tocou junto com o Breeders, banda na qual integra também sua irmã gêmea Kelley Deal.


O Pixies se apresentou em outubro deste ano na cidade de Itu, São Paulo, durante o festival SWU.






Vídeos:


Hey


Velouria


Here comes your man



Discografia:


Surfer Rosa (1988)


Doolittle (1989)


Bossanova (1990)


Trompe le Monde (1991)


Queens of the Stone Age
 
Sobre a banda:
 
O Queens of The Stone Age é uma banda de rock estadunidense formada em 1997, em Palm Desert, na Califórnia.


O grupo já passou por várias formações. Só para se ter uma idéia, quatro guitarristas, cinco baixistas e seis bateristas já passaram pelo QotSA, como também é conhecido. Dentre os principais shows, dois deram origem a discos, o “Over the Years and Throughthe Woods”, gravado em Londres, Inglaterra e lançado em 2005 - este show se transformou, posteriormente, em um DVD -, e o “Akustin In Berlim”, primeiro e único álbum acústico da banda, gravado em Berlim, na Alemanha, em 2005.


O Queens busca misturar em suas composições elementos do heavy metal, punk, grunge e stoner rock, subgênero musical criado pelo grupo.


Vídeos:


Go with the flow



Discografia:
Queens of the Stone Age (1998)Rage Against the Machine (1992)
Rated R (2000)


Song for the Deaf (2002)


Lullabies to Paralyze (2005)


Era Vulgaris (2007)




Rage Against the Machine
Sobre a banda:


O Rage Against The Machine é uma banda estadunidense formada em 1991, O quarteto de Los Angeles, Califórnia liderado pelo vocalista Zack de La Rocha mescla em suas músicas fragmentos do hip-hop, funk, heavy metal e punk. Suas letras, ademais, baseiam-se, fundamentalmente, em questões políticas de cunho social, de modo a abordar temas como desigualdade social, exploração infantil, bem como mão de obra barata etc.

A banda havia encerrado suas atividades em 2000, sob a alegação de não existir mais entre os membros um diálogo capaz de decidir os caminhos pelos quais a o grupo seguiria – o que poderia afetar os ideais políticos e artísticos de cada um. Todavia, em 2007, o Rage anunciou a sua volta, despertando a euforia de seus fãs ao redor do mundo.


Agora, em 2010, eles tocaram pela primeira vez no Brasil. Se apresentaram no festival de música SWU, realizado entre os dias 9 e 11 de outubro, em Itu, São Paulo.


Vídeos:

Bulls on parade


Killing in the name


People of the sun



Discografia:


Evil Empire (1996)


The Battle of Los Angeles (1999)


Renegades (2000)




Smashing Pumpkins




Sobre a banda:


O Smashing Pumpkins é uma banda de rock estadunidense formada em 1987 em Chicago. Apesar de já ter várias formações, o grupo é composto, hoje, por Billy Corgan, vocalista e guitarrista; James Iha, guitarrista e backing vocal; D’ arcyWretzky, baixista e Jimmy Chamberlin, baterista e percursionista. No entanto, já passaram pelo grupo o guitarrista Jeff Schroeder, o baixista Ginger Reyes, a tecladista Lisa Harriton, abaixista Melissa Auf der Maur – Melissa tocou, também, na banda Hole, da ex-mulher do líder do Nirvana, Kurt Cobain, Courtney Love, que, por sua vez, teve um caso com Billy Corgan, antes de Cobain –, os bateristas Kenny Aronoffe Matt Walker, e os tecladistas Dennis Flemion e Jonathan Melvoin. O quarteto caracteriza-se por ser uma banda de Rock Alternativo, mas suas influências vão do punk à música eletrônica, passando pelo grunge, pós-punk, psicodélico e progressivo. As letras do “Smashing” , compostas, majoritariamente, por Billy Corgan, abordam temas muitas vezes sombrios e nebulosos.


A banda já passou pelo Brasil duas vezes, em 1996, onde se apresentaram no Hollywood Rock e 1998, onde se apresentaram em São Paulo, sendo atração, inclusive, do Programa Livre, do SBT, e Rio de Janeiro. Em 2000, o grupo anunciou seu término, ao tocar no The Metro, mesmo clube em que a banda havia começado, doze anos antes. Todavia, em 2005, o grupo anunciou sua volta aos palcos. Hoje, eles são atração confirmada para o Planeta Terra Festival, marcado para acontecer em São Paulo, dia 20 de novembro.


Vídeos:


Tonight Tonight



Discografia:
Gish (1991)

Siamese Dream (1993)


Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995)


Adore (1998)


Machina I - The Machines of God e Machina II –The Friends and Enemies of Modern Music (2000)


Zeitgeist (2007)


TeargardenbyKaleidyscope (2009)






 Sublime with Rome




Sobre a banda:


Nova formação do antigo Sublime, banda californiana formada em 1988 que possuía forte influência do ska e também do reggae, pop e rock.

A banda entrou em hiato em 1996 devido a morte do vocalista Bradley, que teve uma overdose de cocaína. Porém os antigos membros da banda se juntaram novamente em 2009 e convidaram o vocalista Rome Ramirez para liderar a banda e subir aos palcos novamente, desta vez sob o nome de Sublime With Rome.


Esse ano a banda se apresentou pela 1ª vez no Brasil durante o festival SWU na cidade de Itu, São Paulo, que aconteceu no mês de outubro.




Vídeos:


Santeria


What I Got


Wrong Way




Discografia:




Robbin' The Hood (1994)


A Day In The Sun (1995)


Sublime (1996)


Second Hand Smoke (1997)




Yo La Tengo
Sobre a banda:




Banda estaduniense formada em Nova Jersey em 1984 por Ira Kaplan e sua esposa Georgia Hubley que procuravam por um baixista. Alguns músicos passaram pelo Yo La Tengo até que depois de alguns anos encontrarem James McNew.


A banda, que possui um número considerável de discos, ao todo 16, nunca chegou ao mainstream e possui um público restrito e fiel. Direta e indiretamente o Yo la Tengo influencia muitas bandas do circuito indie e experimental.
A banda se apresentou no Brasil pela 1ª vez no mês de outubro durante o festival SWU em Itu, São Paulo




Vídeos:

Today is the Day


Here to Fall


The Courtenay


Discografia:

Ride the Tiger (1986)


New Wave Hot Dogs (1987)


President Yo La Tengo (1989)


Fakebook (1990)


May I Sing with Me (1992)


Painful (1993)


Electr-O-Pura (1995)